terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

MANUAL DA EMPREGADA DOMÉSTICA

MANUAL DE ORIENTAÇÃO BÁSICA PARA EMPREGADAS DOMÉSTICAS
Por Nelson Barboza

Este manual é dirigido àqueles que empregam em suas residências as chamadas empregadas domésticas.

É sabido que, através dos anos, geralmente acontece troca de empregada, por vários motivos, sendo o principal deles o atrito normal entre quem comanda e quem é comandado.

Geralmente, você acha que sua empregada é muito burra.
Somente para esclarecê-lo, existem apenas dois tipos de empregada: a burra e a que finge ser burra. Esta última é aquela que entra na Justiça contra você, assim que é despedida, reivindicando “direitos trabalhistas”. Geralmente, é muito sonsa.

E tem mais: não adianta tentar procurar uma empregada inteligente; se fosse inteligente, não iria trabalhar para você.

Toda vez que há uma troca de empregada, você tem de ensinar tudo de novo para a nova ocupante do cargo. É a maior trabalheira. Muitas fingem que não sabem de nada ou fazem tudo ao contrário, só para você se desgastar.

MAS SEUS PROBLEMAS ACABARAM! Seu único trabalho, agora, é imprimir o conteúdo deste manual e entregar para a dita cuja. Procuramos abranger pontos comuns de erros cometidos – de propósito ou não – pelas “secretárias”.


MANUAL DE ORIENTAÇÃO PARA O SERVIÇO DOMÉSTICO

1. Noções básicas
1.1. Para que servem os talheres (damos o nome de talheres ao conjunto de garfos, facas e colheres)
Nesta primeira lição, vamos procurar entender o uso dos talheres.

Garfo – Instrumento que serve para comer. Não deve ser usado como palito nem para furar a lata de azeite. Serve também para jogar restos de comida no lixo e para segurar alimentos sólidos que precisam ser cortados com outro instrumento, que é chamado de faca;

Faca – Há vários tipos de faca. A de churrasco é de uso exclusivo do patrão (significa que só o patrão pode usar). A de serrinha serve só para cortar pão e outros alimentos. Há também a de passar manteiga ou margarina, que, geralmente, é sem corte. A faca menorzinha é para cortar ou tirar a casca de legumes;

Colher – A de metal serve para tomar sopa e retirar certos tipos de alimentos das panelas; não deve ser usada em panelas de teflon (panelas de teflon são aquelas pintadinhas de preto ou cinza por dentro) para preparar a comida, pois arranha e estraga a panela. Use a colher de pau (que é assim chamada por ser feita de madeira) para isto; há, também, espátulas (espátula é um instrumento chato, geralmente quadrado, feito de matéria plástica) que servem para revolver (revolver é virar de um lado para o outro) a comida que está sendo preparada.

1.2. Outros objetos

Papel-toalha – Damos o nome de papel-toalha ao tipo de papel usado para tirar gordura de certos tipos de alimentos (batata frita, bolinhos e outros). Não confundir com guardanapo, um tipo de papel usado para limpar a boca, e nem com papel higiênico, usado no banheiro para limpar outros setores do corpo, geralmente íntimos. Papel-toalha não deve ser usado para enxugar as mãos; para isto existe o pano de prato, que também serve para enxugar utensílios (utensílios são coisas que se usam), pratos e talheres; Cada um dos papéis deve ser colocado em seu lugar;

Papel higiênico – É usado no banheiro. Deve ser colocado com a ponta a ser usada passando POR CIMA do rolo. Antes de trocar um rolo, veja como seu patrão coloca o papel. Se não souber fazer isto, peça uma aula de “como colocar o papel higiênico na 'caixinha'”;

Lata de azeite – Esta parte já é bastante difícil. Como a maioria das pessoas usa a mão direita para fazer as coisas, os dois furinhos (repetindo, FURINHOS) na parte de cima da lata devem ser feitos sempre de modo a evitar que os patrões tenham que se dobrar para conseguir pingar o azeite na comida. Veja como fazer:
a) coloque a lata em cima de um lugar bem apoiado (o canto da pia, por exemplo);
b) com o nome da marca do azeite voltada para cima, faça um furinho à esquerda (lado esquerdo é o lado do coração), na parte de cima, no cantinho junto à face da frente da lata;
c) depois, vire a face da lata para trás e faça outro furinho também à esquerda, do mesmo modo como o que já está feito. Pronto! Você conseguiu!
Nota - Caso não entenda esta explicação, consulte sua patroa e peça que ela lhe dê o curso “como fazer furinhos na lata de azeite”.
Observação – Os furinhos são furinhos, mesmo. Bem pequenos. Se não tiver um bom controle na mão, não use o abridor de latas para isto!

Embalagem do leite – Esta é outra lição meio difícil. Uma cozinha bem equipada tem, geralmente, uma tesoura no local onde ficam os talheres, para, justamente, cortar sacos de batata frita, de açúcar, café, farinha e outros, inclusive (inclusive quer dizer até) a embalagem de papelão do leite. O corte do bico da embalagem não é uma coisa tão difícil assim. Veja como fazer:
a) descole o bico:
b) dê um apertão nele, com dois dedos, para que fique dobrado ao contrário do que estava anteriormente (anteriormente quer dizer antes);
c) Com a tesoura em uma das mãos e com a outra (mão) apertando o bico, corte um pedaço dele, nem muito pequeno, nem muito grande.
Ainda não acabou. Agora, vem uma parte importante. Para que o leite possa sair mais facilmente, é necessário fazer um pequeno furo na parte contrária (contrária quer dizer do outro lado), NA PARTE DE CIMA DA CAIXA (se você furar na lateral, o leite vai sair da embalagem). Use a pontinha de uma faca de ponta, dando um pequeno giro (giro quer dizer volta), para abrir um pouco o buraquinho. PRONTO! VOCÊ CONSEGUIU! Se continuar aprendendo tudo, será uma boa empregada!

Nota – Não corte, NUNCA, a embalagem de leite com a faca de serrinha. O corte fica irregular, cheio de pontas, e pode ser um excelente local para bactérias (bichinhos muito, muito, muito pequenos que fazem as coisas apodrecerem) que possam causar males à saúde (doenças). Além de tudo, se você não é muito jeitosa, corre o risco de cortar um dos dedos que têm de segurar o bico da embalagem.

Abertura de portas – Evite quebrar as chaves de abertura de portas da casa. Se, ao girar uma chave para a esquerda, a fechadura não abrir, é sinal de que ela abre para a direita. Não fique insistindo com a pressão para a esquerda, até quebrar a chave!

Lavagem da louça – Antes da lavagem, devem ser retirados todos os residuos (restos de comida) que estiverem nos pratos, panelas, copos, talheres (talheres, conforme explicamos no início deste manual, são garfos, facas e colheres) e outros utensílios (se ainda não souber o que é utensílio, volte ao início da leitura deste manual e veja a definição). Isto deve ser feito para evitar entupimentos nos canos e na caixa de gordura {caixa de gordura é um recipiente (recipiente é uma coisa que recebe) que fica no quintal e onde são depositadas as gorduras que vêm da pia da cozinha}.

Método prático de lavagem: após a retirada dos resíduos, deixe os talheres na cuba da pia (cuba da pia é aquela peça de aço que é colada na pedra da pia e tem um buraco no meio para a água sair – fica logo abaixo da torneira – torneira é o mesmo que bica) e os outros utensílios sobre a pedra da pia. Comece a passar, com a esponja (esponja é aquele negócio quadrado e colorido, feito de espuma de borracha), o detergente (líquido para limpeza) nas peças maiores. ATENÇÃO: algumas gotas de detergente na esponja dão para lavar muita louça; não coloque detergente a toda hora na esponja; você pensa que o patrão é rico, mas não é bem assim. Vá enxaguando (enxaguar é passar água para tirar o sabão) e deixando cair a água sobre os talheres que estão no fundo da cuba. Isto já ajuda a tirar a gordura dos mesmos; depois, é mais fácil lavá-los (lavá-los quer dizer lavar eles). Fácil, não?

Colocação de objetos após uma limpeza – Seus patrões, geralmente, colocam os objetos da casa de um certo modo, para facilitar o uso. Ao limpar uma superfície (uma área que se pode ver), procure ver como os objetos estão sobre ela e depois os coloque (os coloque quer dizer coloque eles) mais ou menos do mesmo jeito. NÃO TROQUE TUDO DE LUGAR, pois há patrões que não aguentam isso.

Uso do telefone – O telefone da casa é de propriedade dos patrões. Ele não deve ser usado para tratar de seus assuntos particulares. Caso haja um grande necessidade, peça autorização de uso antes. Quando os patrões estiverem ausentes, não aproveite para dar aqueles telefonemas looooongos, pois isso aparecerá na conta telefônica e há patrões que a conferem (a conferem quer dizer conferem ela), justamente buscando os valores maiores.

Atendimento do telefone – Atenda logo que ele tocar. Se notar que é um daqueles chatos que estão fazendo propaganda de alguma firma ou banco, diga que seu patrão “está em reunião da diretoria e que não sabe quando ela vai terminar”. Mande que o chato ligue daí a um mês, após a volta do patrão de uma viagem ao exterior. Quando o chato voltar a telefonar, um mês depois, diga que o patrão está de férias em Bariloche e que, depois, emendará uma viagem à Europa, a negócios. Se, ainda assim, ele voltar a encher o saco, diga que o enterro do patrão foi realizado há dois dias.

Uso do micro-ondas – Por se tratar de um aparelho meio complicado para você, é melhor deixar seu uso por conta da patroa ou do patrão.

Este resumido manual é só uma pequena mostra do nosso curso A EMPREGADA IDEAL, com duração de uma semana, ministrado pelo bispo Maistarde, que você pode fazer pela módica (barata) quantia de R$ 10 mil reais, dividida em três parcelas de R$ 5 mil reais, se você quiser. É o melhor curso do país. Damos certificado válido em todo o território nacional, além de um frasco de óleo sagrado marca Lisa ou Perdigão e uma medalha milagrosa da Igreja Hiperuniversal do Reino da Arrecadação. Procure nossos bispos. Inscreva-se já. Templo é dinheiro.








Nenhum comentário:

Postar um comentário