DICAS
SOBRE BEBIDAS
- O açúcar, quando usado em bebidas frias, não se dissolve completamente. Por isso, muitos barmen usam uma calda feita com açúcar (sem queimar), para adoçar os drinques (1/4 de litro de água para 1 kg de açúcar). Assim obtêm um xarope incolor, evitando que sobrem restos de açúcar nos copos.
- Os copos devem, de preferência, ser pendurados de cabeça pra baixo, pois guardam menos poeira e estão sempre prontos para o uso.
- Em hipótese alguma deixe suas bebidas sob incidência direta de raios do sol. O lugar adequado para guardá-las deve ser o menos atingido pela luz natural, que envelhece as bebidas, modificando sua qualidade para pior.
- A maioria das bebidas deve ser consumida, depois de aberta, em no máximo um ano. Mesmo a cachaça.
- O vermute, depois de aberto, não dura mais do que seis meses.
- Os vinhos devem ser guardados na posição horizontal, para que as rolhas se mantenham umedecidas.
- Ao comprar vinhos, fique atento: quanto mais específico o rótulo, mais chance de comprar coisa boa.
- Não guarde carnes no congelador, ou qualquer outro alimento junto com os cubos de gelo quando estes de destinarem às bebidas. Prefira comprar sacos de gelo quando os convidados forem muitos.
- Acostume-se a manter suas bebidas ordenadas pelo tipo ou natureza.
- Tenha sempre à mão um bom estoque de água cristal (ou club soda), água tônica, suco de tomate, refrigerantes e água mineral sem gás.
- Os conhaques devem ser transferidos para garrafas menores, quando chegarem à metade.
- Os licores cremosos devem ser guardados na geladeira depois de abertos, pois seu tempo de vida é menor que o da maioria das bebidas.
- Não se preocupe com os acompanhamentos a serem escolhidos para os coquetéis. Mesmo que cada um peça um tipo diferente de bebida, os aperitivos sólidos devem ser escolhidos a gosto. Não há restrições.
- Nunca beba coquetéis à base de creme antes das refeições. Em geral adocicados, interferem no paladar. Ex: coquetel de frutas, Alexander. Algumas pessoas mantêm o hábito de esquentar o conhaque para tomá-lo, outras acham isso uma heresia, faça o que seu intestino mandar e curta ao máximo as tradições, que parecem dar ainda mais charme e sabor aos drinques e coquetéis.
- As maiores gafes são cometidas por quem não conhece a composição dos drinques e coquetéis. Logo, evite pedir bebidas que não conheça ou sobre a qual não possua alguma informação. Caso contrário, arrisca-se a pedir um Dry-Martini com pouco gim, quando ela é uma bebida à base de gim.
- Cuidado com as bebidas que levam muito açúcar, pois ele potencializa o álcool.
- Toda bebida tem uma temperatura ideal de serviço. Uma espumante, por exemplo, se servido a seis graus perde o sabor, ficando apenas a sensação de gelado.
- Vinhos tintos se prestam para serem servidos a 18 graus. Se o termômetro está acima disso, é preciso refrescá-lo. Esqueça essa norma fajuta de que devem ser apreciados à temperatura ambiente. A temperatura ambiente no Brasil é muito alta para vinhos tintos.
- A temperatura ideal de serviço para a cerveja é de 22/23 graus. Estupidamente gelada está por volta dos 14 graus, que mascara o sabor amargo, sua principal característica.
- Quando tiver dúvidas, pergunte ao maître, ao barman, ao gerente. É melhor ter humildade e aprender do que chutar, cometer gafes, beber mal e nunca aprender.
- Para crustar um copo, passe limão, lima ou laranja nas bebidas para segurar melhor o açúcar.
- Use sempre copos resfriados. Se não tiver lugar no refrigerados, esfrie-os com gelo, de preferência moído, antes de começar a preparar o drinque.
- Para drinques especiais feitos à base de licor de menta ou Cointreau e nos frappés, use sempre gelo moído.
- Para misturar as bebidas, no copo ou na coqueteleira, não deixe passar mais de dez segundos, para que os drinques não fiquem aguados.
- Use sempre os copos apropriados a cada tipo de drinque.
- Os coquetéis com frutas e sucos são sempre batidos na coqueteleira (shaker). Sempre que possível, use sucos e frutas frescas.
- Cuide sempre de manter as medidas certas na preparação de seus drinques. Não é preciso dizer que, dependendo do número de pessoas, basta adaptar as quantidades, obedecendo as proporções indicadas em cada drinque.
Nenhum comentário:
Postar um comentário