sexta-feira, 17 de julho de 2015

COMO COMPRAR NA INTERNET

COMO FAZER COMPRAS PELA INTERNET

1 - Compare preços antes de comprar
Tal como nas lojas de “tijolo e cimento”, um determinado produto pode ter preços que variam bastante de um site de comércio eletrônico para outro. Por isso, é importante utilizar sites para pesquisar preços. Em muitos destes serviços, você também pode obter a opinião de outros compradores em relação ao produto e conhecer a avaliação da loja em vários quesitos, como prazos de entrega, atendimento pós-venda e política de devolução.

2 - Verifique se a loja on-line informa CNPJ, telefone e endereço
Em maio de 2013, entrou em vigor o Decreto Federal nº 7962/13, que determina uma série de obrigações para o e-commerce no Brasil, entre elas, a de que a loja on-line informe, em local visível, número de CNPJ, endereço físico e número de telefone.
Se um site de comércio eletrônico atuante no Brasil não estiver seguindo a lei, é recomendável não prosseguir com a compra, mesmo que os preços sejam atraentes. Ora, se a loja não oferece informações básicas de contato e oculta detalhes de suas operações, as chances são consideravelmente grandes de haver alguma coisa errada ali.

3 - Loja nenhuma existe para ter prejuízo; desconfie de preços muito abaixo da média
Se você quer comprar o último modelo do iPhone e sabe que o preço médio do produto no Brasil é, vamos supor, de 2.500 reais, não faz sentido encontrá-lo à venda por 1.200 ou 1.000 reais. Por este motivo, desconfie imediatamente de ofertas muito generosas, mesmo que anunciadas como promoção.
É necessário levar em conta que o preço de um produto sofre influência de vários fatores, como custo de fabricação, impostos, gastos com transporte e assim por diante. Logo, uma oferta muita generosa resultaria em prejuízo para a loja e, como você sabe, nenhum negócio existe para resultar em perda de dinheiro.
Assim, tome bastante cuidado ao se deparar com preços muito abaixo dos que são praticados no mercado, pois você pode acabar adquirindo um produto falsificado ou de procedência ilegal e, portanto, sem garantia ou suporte do fabricante. Além disso, os riscos de você ser vítima de uma fraude e nunca receber o produto são consideravelmente grandes.

4 - Prazo de entrega longo ou não informado? Cuidado!
Você está olhando uma categoria de produtos – por exemplo, aparelhos de Blu-ray –, quando percebe que determinado modelo está com prazo de entrega de 20 dias, enquanto os demais têm este período fixado entre três e cinco dias úteis. Cuidado: isso pode ser um sinal de que a empresa não possui o item em estoque e provavelmente tentará obtê-lo junto a um fornecedor.
Se você conhece os serviços da loja, a considera confiável e não tem pressa, vá em frente – a espera pode ser longa, mas o preço compensa. Do contrário, tente comprar o produto em outro site, mesmo que o preço seja um pouco maior, pois a loja pode superar o prazo ou simplesmente não conseguir encontrar o item.
Fique atento também quando o prazo de entrega não é informado ou é confuso, uma vez que a loja tem obrigação de fornecer esta informação de maneira clara. Pode ser que o prazo aumente um pouco no momento do fechamento do pedido por conta da forma de pagamento escolhida, especialmente se esta for boleto bancário. Mas, se no término da compra o prazo aumentar muito – de cinco dias para três semanas, por exemplo –, pode haver algum problema na loja ou até mesmo má-fé.

5 - Pesquise sobre a qualidade e a reputação da loja
Preço e prazo de entrega não são os únicos fatores que devem ser considerados nas compras on-line. É importantíssimo também pesquisar sobre a qualidade de atendimento e idoneidade da loja antes de fechar a compra.
Para isso, você pode procurar opiniões a respeito da empresa no Google, na fan page da loja no Facebook, em fóruns de discussão e assim por diante. Mas há um serviço que se destaca bastante para este fim: o site Reclame Aqui.
Trata-se de um serviço que registra reclamações sobre empresas das mais diversas áreas. Assim, você pode verificar quais reclamações há contra determinada loja on-line, e se a empresa fornece retorno satisfatório para as queixas. Caso o número de reclamações não solucionadas seja muito grande, é recomendável não fazer compras no serviço em questão.

Também é possível recorrer a órgãos de defesa do consumidor. O Procon, por exemplo, mantém uma lista de sites de comércio eletrônico que devem ser evitados.

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