QUAIS SÃO OS RISCOS DE COMPRAR CARRO COM PLACA DE OUTRO ESTADO?
Ao
comprar carros usados, é importante que o comprador esteja atento
para vários cuidados, a fim de não cair em golpes ou pagar caro por
algo que não vale tanto. Porém, por mais que sejam tomados todas as
precauções, adquirir carros usados sempre envolve alguns riscos,
principalmente quando eles têm emplacamento feito em outros estados,
o que dificulta a verificação de algumas situações do veículo
mais rapidamente.
Com
algumas dicas, você poderá diminuir bastante esses riscos. Gostaria
de saber o que fazer nesses casos?
O PROBLEMA DOS TRIBUTOS
Algumas
pessoas até preferem carros emplacados em outros estados, porque há
diferenças consideráveis nas cobranças de IPVA praticadas pelos
estados e DF. A preferência é pelos carros vindos do Paraná, Mato
Grosso do Sul e Minas Gerais, por exemplo. No entanto, essa prática
não é tão vantajosa, a não ser no primeiro ano após a compra,
porque a regularização anual do veículo e a transferência de
propriedade exigem que o novo proprietário apresente documento que
comprove seu domicílio no estado, o que vai demandar novo
emplacamento. Infelizmente, muitas pessoas usam comprovantes falsos,
ou o nome de parentes e conhecidos nos estados de IPVA mais baixo
para isto. Entretanto, esta prática, além de desonesta, é crime!
O PROBLEMA DAS MULTAS OCULTAS E FALSIFICAÇÕES
A
grande questão nem é tanto o que o comprador poderá lucrar com
essa aquisição, mas o que o carro pode ocultar. Muitas pessoas,
sabendo da procura por carros desses estados, agem de má-fé e
tentam passar carros com multas atrasadas, ilegais ou com documentos
falsificados. Além de considerar as condições gerais do veículo,
o interessado precisa verificar seriamente a documentação e sua
situação legal.
As
concessionárias que trabalham com revenda de carros usados
normalmente já fizeram a checagem para o cliente, que está
amparado, nesta transação, pela proteção que o Código do
Consumidor oferece. Mas ao comprar um carro de pessoa física ou em
leilão, nem sempre o comprador obtém a certeza de se acercar de
todas as informações necessárias para realizar um bom negócio.
Cada vez mais as quadrilhas de
estelionatários conseguem falsificar com alta qualidade
algumas documentações de veículos, conseguindo até carimbos
oficiais.
Portanto,
a melhor maneira de precaver contra essas situações é conferindo
se existem multas antigas e se o veículo está legalizado, fazendo
uma consulta no Detran daquele estado e, para obter um relatório
ainda mais completo, buscando o histórico
integral do carro em um site especializado em consultas veiculares,
como a CarCheck. Dessa forma, você poderá saber se existem
restrições judiciais ou tributárias no automóvel que pretende
comprar, se já participou de leilões anteriores, se o carro é
fruto de roubos ou sinistros e qual seria o estado de origem legítimo
do produto.
O PROBLEMA DOS SINISTROS CAMUFLADOS
Outro
grande perigo com o qual o comprador pode se deparar é quando o
veículo esconde avarias diversas provenientes de colisões graves ou
de sinistros que levaram à perda parcial ou total dos carros. Muitas
vezes, os automóveis de outros estados são reformados com poucos
cuidados e logo levados a leilão ou comercializados por vigaristas.
Como vêm de longe, fica difícil de saber sua real procedência. Mas
existem alguns indícios que poderão fazer você ficar desconfiado.
Se o automóvel estiver sem manual
do proprietário, por exemplo, ou com documentação que
indique que está com o atual proprietário por
pouco tempo, pode sugerir que ele tenha passado por algum
sinistro recente e fora maquiado para revenda, ainda que seu aspecto
esteja maravilhosamente conservado.
A
melhor forma de se precaver desses casos também é fazendo uma
consulta veicular. Com uma simples checagem, será possível
identificar o proprietário original e verificar se o bem é fruto de
acidentes ou outros tipos de sinistros, sabendo se ele foi, portanto,
reparado antes de ser colocado à venda.
Existe
uma grande variedade de consultas dessas informações, de acordo com
as necessidades do cliente. No CarCheck,
é possível realizar uma consulta completa somente utilizando a
placa ou chassi do veículo, e você pode escolher o tipo mais
adequado para você, com a finalidade de saber apenas se o carro foi
furtado ou roubado, se há registro oficial de sinistro para o carro
pesquisado, por exemplo, ou realizar uma busca completa de dados.
Você
está em dúvida sobre comprar um carro usado de outro estado? Que
tal fazer uma consulta veicular?
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- ANTES DE ADIANTAR QUALQUER VALOR, VEJA O VEÍCULO E FAÇA A CHECAGEM DOS SEUS DOCUMENTOS.
- Forneça seus dados apenas pessoalmente.
- Exija que o documento esteja em nome do vendedor.
- Evite documentos e notas fiscais encaminhadas por fax.
- Confira a numeração do chassi, normalmente próximo ao motor, em todos os vidros do carro e em etiquetas localizadas embaixo do banco do passageiro, sobre a suspensão dianteira direita e em outros locais variando conforme o fabricante.
- É preciso checar se a data de fabricação do cinto se segurança e do motor combinam com o ano de fabricação do próprio carro.
- Também as placas de licença têm que conferir com o documento impresso, a exemplo do tipo de combustível.
- O comprador de um carro usado tem que conter sua empolgação de fechar um negócio que parece irresistível, pois é preciso desconfiar de preços muito baixos e vantagens milagrosas.
- Verifique o estado do hodômetro: muitas vezes, na adulteração, ele é riscado.
- Preste atenção no estado dos pneus, do estofamento e dos pedais, para ver se são compatíveis com a quilometragem indicada no painel.
- Peça e examine o livrete de garantia, desconfiando se sua perda for alegada.
- O simples ato de sentar-se nos bancos dá uma dimensão do produto. Bancos soltos, tortos, rasgados ou quebrados são péssimos sinais.
- Exija os equipamentos de segurança obrigatórios, que são o extintor de incêndio, macaco, chave de rodas, triângulo, além de cintos de segurança e do estepe.
- A pintura é a chave para detectar que o carro foi batido. Verifique se há diferenças de tonalidades ou respingos em borrachas.
- Não compre o carro em um dia de chuva. As gotas d'água podem mascarar ondulações da lataria.
- Desconfie de farol mais novo em apenas um lado. Por economia o dono pode ter trocado apenas a peça quebrada.
- Forração solta pode ser um sinal de que a lataria precisou ser mexida
- A solda original de fábrica é pontilhada. Se você encontrar um fio contínuo de solda sob o capô, é porque o carro foi batido.
- Examine o carro sob a luz do sol. A luz artificial das garagens fechadas atrapalha a identificação de diferenças de tonalidade de pintura.
- Se o carro estiver com menos de 30.000 km, certifique-se de que os quatro pneus são do mesmo lote e se são os primeiros, que sairam da fábrica junto com o carro. Se forem diferentes, desconfie, pois raramente um pneu novo dura menos que uns 30 ou 50.000 km.
- Ao comprar um modelo com airbag, a luz espia deve acender por alguns segundos e depois apagar. Aliás, isso vale para qualquer sistema eletrônico, como o ABS.
- Evite carros com "sinistrado" ou "REM" (chassi remarcado) no documento. Valem 30% menos.
- Se pretende fazer o seguro do carro, evite modelos importados com mais de 5 anos e nacionais com mais de 10 anos de uso.
- CONHEÇA O PASSADO DE UM VEÍCULO ATRAVÉS DE SUA PLACA
- Carro de praça (táxi) – Atenção com os veículos brancos que tenham o Y como a segunda letra da placa, ex: BYA, BYG, CYB, CYR. Geralmente os taxistas vendem para particulares para conseguir um valor maior, mas seus carros são mais desgastados e rodados. Outras placas muito utilizadas por táxis em São Paulo-SP: CGS, CGR, CZZ, CZX, CXA, DTA, DTB, DTC, DTD, DTE, DJB, DJC, DJE, ELQ, ELW, EFV, EFW, ECT, EMU, EZL, FCB, FET, FYZ, FTB, FSB, FOO, FTS, FUY, GBG, GAV. Se for branco com essas placas é quase certo que o carro já foi um táxi e rodou centenas de milhares de quilômetros.
Carro de leilão – Atenção com carros oferecidos sem manual do proprietário, carros em que o dono está com o mesmo há pouco tempo. Podem ser procedentes deste tipo de comércio. São carros mal cuidados, muitas vezes sofreram colisões graves, pessoas morreram neles.
Carro de locadora ou de frotas – Atenção com carros básicos geralmente de cor prata ou branca. Se estiver com a placa de outro estado (geralmente de Minas Gerais ou Paraná), desconfie. Veja a relação de placas de carros para cada estado.
CUIDADO PARA NÃO COMPRAR CARRO ATINGIDO POR ENCHENTE
1-
O mau cheiro dentro do veículo é um grande indicador, a água
penetra no carpete e nas espumas dos bancos e não seca
facilmente.
2- Faça uma vistoria no motor e procure por peças e parafusos enferrujados.
3- Verifique na frente do radiador se há sujeira impregnada, como papéis, sacos plásticos, folhas, entre outros resíduos.
4- Olhe dentro do porta-luvas se o manual do proprietário não está com as folhas enrugadas, sinal típico de papel molhado.
5- Cheque o funcionamento de toda parte elétrica do veículo, inclusive velocímetro, marcador de combustível e luzes em geral. Verifique se alguma luz de advertência do painel de instrumentos fica acesa constantemente.
6- Puxe a vareta do óleo do motor. Se ele estiver esbranquiçado, é sinal claro de mistura de água com óleo.
7- Ruídos de rolamento no compartimento do motor indicam que água retirou a graxa de dentro deles.
8- Ruído ao pressionar o pedal da embreagem também é um sinal de que o carro foi vítima de alagamento.
9- Levantar o carro em uma oficina é uma boa medida, da mesma forma que no radiador a sujeira fica presa na suspensão do veículo.
10- O macaco do carro é uma peça que enferruja muito fácil com a presença de água, se o mesmo estiver muito enferrujado é um forte sinal de que o veículo foi alagado em uma enchente.
11- Desconfie de preços muito convidativos na hora de adquirir um usado.
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2- Faça uma vistoria no motor e procure por peças e parafusos enferrujados.
3- Verifique na frente do radiador se há sujeira impregnada, como papéis, sacos plásticos, folhas, entre outros resíduos.
4- Olhe dentro do porta-luvas se o manual do proprietário não está com as folhas enrugadas, sinal típico de papel molhado.
5- Cheque o funcionamento de toda parte elétrica do veículo, inclusive velocímetro, marcador de combustível e luzes em geral. Verifique se alguma luz de advertência do painel de instrumentos fica acesa constantemente.
6- Puxe a vareta do óleo do motor. Se ele estiver esbranquiçado, é sinal claro de mistura de água com óleo.
7- Ruídos de rolamento no compartimento do motor indicam que água retirou a graxa de dentro deles.
8- Ruído ao pressionar o pedal da embreagem também é um sinal de que o carro foi vítima de alagamento.
9- Levantar o carro em uma oficina é uma boa medida, da mesma forma que no radiador a sujeira fica presa na suspensão do veículo.
10- O macaco do carro é uma peça que enferruja muito fácil com a presença de água, se o mesmo estiver muito enferrujado é um forte sinal de que o veículo foi alagado em uma enchente.
11- Desconfie de preços muito convidativos na hora de adquirir um usado.
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CARRO
DE LOCADORA OU DE FROTAS
Atenção
com carros básicos geralmente de cor prata ou branca. Se estiver com
a placa de outro estado (geralmente de Minas Gerais ou Paraná),
desconfie. Veja a relação
de placas de carros para cada estado.
PLACAS DE OUTROS ESTADOS
Evite-os.
Podem esconder um carro clonado ou um extenso histórico de multas.
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